quinta-feira, 11 de abril de 2013

Quinta-feira do Dönner ou Dönnerstag

Hoje é quinta-feira, ou, como os alemães a chamam: Donnerstag.
Quando cheguei aqui na Alemanha, desci direto em Berlim. E devo dizer que eu fiquei bem impressionado com a cidade. Claro que eu amei todos os monumentos e as pessoas e tudo mais. Mas confesso que esperava algo diferente. Eu esperava que a Alemanha fosse diferente. Eu não achei que aqui fosse ver lixo no chão, por exemplo. Ou que fosse ver gente atravessando a rua no sinal vermelho. Mas sim... Essas coisas acontecem aqui na Alemanha. Ou melhor, em Berlin! Pelo menos é isso que meus amigos alemães me dizem, quando converso sobre isso com eles. "Cara, você não está na Alemanha, você está em Berlim! Um mundo totalmente diferente!". E é verdade! E pra falar a verdade, acho que aqui se tem a quantidade perfeita de "bagunça". É como se Berlim fosse a exceção que  confirma o resto da Alemanha!
Berlim é uma cidade tão única que o prato tradicional daqui é o Dönner, um sanduíche de origem turca. Quer dizer, eu não chamaria de prato, tá mais pra comida de rua. E nem vem me falar que o prato da cidade é o curry wurst (espécie de salsicha frita, servida com ketchup e curry). Nos meus dias de Berlim, devo ter visto alguém comendo curry wurst umas duas vezes, mas o Dönner é a pedida perfeita pro lanche de madrugada!
Então... um Dönner é basicamente um sanduíche gigante, deito com Kebab, molho e muita, mas muita, salada! É gigantesco! E de acordo com a minha boa amiga, Anne Marie, é uma refeição completa! Realmente, você come muita salada, proteína da carne, e carboidrato do pão. E é sempre barato! Com certeza minha comida berlinense preferida!

 
E porque eu to aqui falando sobre Dönner, você deve estar se perguntando... Bem, hoje eu começo nossa primeira Quinta-feira do Dönner (ou Dönnerstag!). Quero fazer um grande Dönner de tudo que eu me deparar de interesante. E vou colocar o link pras páginas aqui. A ideia é que eu compartilhe com vocês as coisas interessantes que recebi durante a semana. E eu também quero receber sugestões, entao, por favor, comentem e me digam se tem algo legal pra estar no próximo Dönnerstag. Vou adorar receber comentários de vocês e conhecer coisas novas por causa do Dönnerstag.
Então, vamos lá? Esse é o nosso Dönner da semana:

Português:


  • as tirinhas dos malvados
  • um kit kat virando obra de arte, numa sacada de marketing genial!
  • o Rio de Janeiro multando quem joga lixo no chão, o que acham disso? Pois só no ano passado, foram recolhidas das ruas do Rio o equivalente a três Maracanãs de lixo... Eu acho que a gente tá precisando dessa dose de educação pra nossa população.
  • matar a saudade de Brasília, lendo o "Blog de nós dois" falando de um novo restaurante que abriu na cidade (agora existe atébruschetteria, gente... Falta inventar mais nada não? :P)
  • Ler a minha grande amiga, Michelli, escrevendo sobre como foi ot seu fim de ano e desejar que ela tivesse mais tempo pra escrever no seu blog

Inglês:

  • This Google-Glass video (I feel weird watching it...)
  • This short-video about how Google Glass can interfere in our future (and feeling way weirder about that!)
  • These cute cats explaining us why job hunting sucks!
  • this old CNN article about which are the coolest nationalities ever (guess who are the coolest?)
  • reading Gala Darling telling us about how her trip to LA was (I love her blog)
  • seeing kit kat becoming a work of art, in this great marketing idea! 
  • reading about Margaret Thatcher legacy on The Economist (and thinking that, even thought I do not agree with her liberalism view on politics, I believe we need leaders with strong and consistent convictions, like her)
  • Watching this hilarious video about Cher's reaction to the misunderstanding on the hashtag #NowThatcherIsDead (some fans read it like #NowThatCherIsDead hahahaha)
Com carinho,

Gustavofsc

Nenhum comentário: