quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Vamos acabar com essa praga"



Um rapaz de 18 anos foi morto na última terça-feira, dia 9 de setembro. O nome dele era João Donati e ele era gay. Tudo leva a crer que o crime foi motivado pelo preconceito contra a orientação sexual do menino. 
Eu já comecei a escrever este post umas várias vezes. Escrevo e escrevo, mas não consigo continuar. Apago e recomeço. Não seu qual seria o motivo disso, já que geralmente não tenho dificuldades pra escrever.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, "a suspeita de homofobia como motivo do crime seria pela folha cruel como ele morreu e porque nada foi roubado - a carteira estava com Donati, com dinheiro dentro".
Homofobia... Homofóbicos que quebraram as pernas do garoto. Homofóbicos que quebraram a vida desse garoto. Homofóbicos que quebraram pra sempre a família desse garoto.
Me pergunto por que só consigo escrever com muito custo sobre esse tema. 
Talvez seja por me identificar com ele. Ele era gay como eu. Cabelos escuros e pele parecida. Não morava tão longe de Brasília...
Talvez seja pela crueldade e pelo recado deixado na boca dele. "Vamos acabar com essa praga" eles disseram... Essa "praga" sou eu. Somos todos nós que ousamos ser gays, no entender dessas pessoas. Pra esses assassinos, meu destino seria estar no IML agora. Morto. Asfixiado, longe de meus amigos e de minha família. Morto. Com braços e pernas quebrados.
Mas talvez tenha sido por que essa semana eu fui a dois eventos da semana de consciência LGBT da minha cidade. Fui a um sarau e fui à parada gay de Brasília. Dois momentos lúdicos, que serviam pra que nós tivéssemos diversão, cultura, e pra celebrar a alegria de estarmos juntos e vivos e sermos nós mesmos. Nos dois momentos houve pessoas que tomaram 5, 10 minutos de seu tempo pra pegar o microfone e falar sobre homofobia e transfobia. Pra conscientizar todos nós. Eles comentaram sobre como esse perigo era real. 
E minha reação foi muito imatura. Eu reclamei com meus amigos sobre como esses comentários estragavam o clima do momento. Sobre como as pessoas que falavam sobre aceitação, união, luta, estavam empatando a diversão.
E agora, como é que fica a diversão? Como é que fica a alegria? 

Vamos, juntos, "acabar com essa praga" chamada homofobia. No dia a dia, nas manifestações, nas eleições, em nossos trabalhos, igrejas e famílias. O trabalho é árduo e muitas vezes empata nossa diversão e nosso conforto. Mas é o preço que pagaremos pra sermos respeitados. Aqui está uma lista de manifestações que acontecerão em todo o Brasil, motivadas ou não por este crime específico

São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2014

Belo Horizonte, sábado, 13 de setembro de 2014
Taguatinga, domingo, 14 de setembro de 2014 (9a Parada Gay de Taguatinga)
Recife, domingo, 21 de setembro de 2014

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor leia várias notícias antes de postar algo..não há bilhete homofóbico

Gustavofsc disse...

Realmente, depois foi informado que o bilhete não existia. Peço desculpas e faço minha correção. Mas o convite pra apagar com a praga da homofobia permanece.